segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Liberação da Cirurgia

Eu tinha falado no post anterior que ia começar pela cirugia, mas acabei lembrando da novela que foi conseguir a liberação com o plano e resolvi dividir isso, porque pode ajudar a evitar esse problema para outras pessoas.

Então, eu tenho um plano da Amil e o procedimento para solicitar a cirurgia é bem simples: basta enviar um email/fax com laudo do médico, pedido e lista de materiais. Até aí, nada demais.

Passado o prazo que eles tinham para responder positiva ou negativamente sobre a cirurgia, e sem obter resposta alguma, comecei a entrar em contato com o plano diariamente e fui alertada pelo médico para a seguinte jogada: o plano dá direito a certos hospitais, porém o custo do plano é bastante elevado. O que acontece então? O plano não responde até as vésperas da cirurgia e quando finalmente a libera, a faz para um hospital diferente do solicitado, geralmente um hospital do próprio plano de saúde, reduzindo bastante o custo dele. E foi exatamente isso o que aconteceu comigo...

Falando assim parece até simples, mas não foi. Como eu falei, depois que estourou o prazo de resposta, eu passei a entrar em contato com a Amil diariamente (nos últimos dias, até 4 vezes por dia!) e sempre obtinha a mesma reposta "Não existe liberação ainda, vou passar um email para o setor responsável para que entre em contato com a senhora". Às vezes eu realmente sentia que o atendente queria ajudar (às vezes!), mas não havia muito o que fazer.

2 dias antes da cirurgia, eu recebi um contato falando que o hospital que o meu cirurgião havia solicitado não era coberto pelo meu plano (mentira!) e por isso eles haviam liberado a cirurgia para um outro hospital (pertencente à Amil!). A essa altura eu já havia mandando por email uma notificação para a Amil exigindo a resposta e comunicando que aquela notificação poderia ser usada como base para uma futura ação na justiça. Pois bem, após ser comunicada da negativa para o hospital, eu solicitei, por escrito, o motivo da negativa do plano, pois certamente eu iria processar o plano. Mas como a cirurgia seria feita em menos de 48 horas resolvi aceitar o outro hospital e passar a me preocupar com a cirurgia em si e me desestressar com o plano (eu já estava MUITO nervosa com toda a situação).

Após conseguir marcar a cirurgia para o dia seguinte do planejado (não havia mais vagas para o dia desejado), recebi um outro contato da Amil, espontâneo, falando que a diretoria resolveu liberar a minha cirurgia para o hospital que havia sido solicitado.

Resumo da estória: consegui realizar a cirurgia no dia marcado, no hospital solicitado, mas me estressei horrores com o plano até a véspera da cirurgia devido ao jogo de interesse deles.

Meu conselho? Solicitar a liberação o quanto antes (eu o fiz com quase 1 mês!) e começar a pressionar o plano (utilizando notificação e advogado, se necessário) assim que o prazo estourar, evitando o perrengue às vésperas da cirurgia. Afinal, a cirurgia em si já deve ser um motivo de preparação... Preocupação com burocracia do plano de saúde é a última coisa que nós queremos...

10 comentários:

  1. OLA, VOU FAZER A MESMA CIRURGIA E MEU MEDICO JA ME INFORMOU QUE TEREI PROBLEMAS IGUAIS AO SEU, SÓ UMA PERGUNTA, SEU MEDICO ERA DA AMIL?

    ResponderExcluir
  2. OLA, VOU FAZER A MESMA CIRURGIA E MEU MEDICO JA ME INFORMOU QUE TEREI PROBLEMAS IGUAIS AO SEU, SÓ UMA PERGUNTA, SEU MEDICO ERA DA AMIL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpa a demora... Se ainda for útil, meu médico não era da Amil, mas como a cirurgia é coberta, fiz a cirurgia pelo plano e pedi reembolso das despesas com a equipe médica.

      Excluir
  3. Ola, qual plano exatamente da Amil vc possuia?
    Tenho o plano Medicus 22 e gostaria de saber se consigo a liberação com ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha o Amil 40 Nacional. Não sei se o nome dele hoje ainda é esse.

      Excluir
  4. Oi estava pensando em fazer o plano AMIL. Este plano cobre tudo? Tem gastos extras? Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Vou fazer a mesma cirurgia que você fez. E gostaria de saber se o plano cobriu tudo. Pois tem a nestesia geral também que será necessário, e para outro lado é bem caro, né .

    ResponderExcluir
  6. Oi, Aline.
    O meu cirurgião não era credenciado da Amil, então eu paguei toda a mão-de-obra (cirurgião, anestesista e assistentes) por fora e depois peguei reembolso. Ele fez preço de tabela pra mim, então eu fui reembolsada em quase 100%. A cirurgia em si foi coberta pelo plano.

    Agora, vale lembrar que eu fiz a cirurgia há quase 6 anos já. Muita coisa pode ter mudado de lá pra cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como fez pra conseguir o reembolso???

      Excluir
    2. Olá!

      Vou tentar explicar tudo direitinho... O meu plano cobria a cirurgia, mas o meu cirurgião (e sua equipe) não era credenciado. Então, ele solicitou todo o material para a cirurgia e o plano liberou. Quanto a isso eu não tive que desembolsar nada do meu dinheiro...

      Como o plano dava direito a reembolso, eu peguei a nota fiscal dos honorários da equipe médica e entrei com o pedido no próprio plano. Acredito que cada plano deva ter um procedimento diferente, mas se o seu dá direito a reembolso, você deve conseguir consultar essa informação em algum lugar. ;)

      Excluir